Portal do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMABC

  • Categoria: Joomla!
  • Publicado em sábado, 01 janeiro 2011 00:00
  • Visitas: 788

 

Grande ABC recebeu simpósio de

‘Medicina, Saúde e Espiritualidade’

 

Sob responsabilidade da disciplina de Ginecologia da FMABC,

O evento ocorreu em 26 de outubro de 2017

 

O Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), por meio da disciplina de Ginecologia, organizou em 26 de outubro (quinta-feira) a primeira edição do ‘Simpósio de Medicina, Saúde e Espiritualidade’. O evento ocorreu das 17h às 20h no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da FMABC (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral - Santo André).

 

A abertura das atividades ocorreu sob responsabilidade do professor titular de Ginecologia, Dr. César Eduardo Fernandes, e da docente da cadeira, Dra. Elizabeth Jehá Nasser. Em seguida, Dr. Álvaro Avezum comandou palestra sobre ‘Espiritualidade e Saúde Cardiovascular’. Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP), o convidado foi considerado pela consultoria Thomson Reuters (2015) como um dos quatro cientistas brasileiros com produção acadêmica de maior impacto no mundo em uma lista de 3.215 pesquisadores. O cardiologista já publicou 199 artigos em periódicos especializados indexados no PubMed – incluindo periódicos de alto impacto científico, com 26.439 citações. Atualmente é Diretor Técnico de Saúde II, da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

 

A partir das 18h15, os trabalhos foram coordenados pela Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, que abordou o tema ‘Medicina e Espiritualidade’. Médica formada pela USP, com residência médica em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, a convidada atua na área de cuidados paliativos desde 1998, com especializações pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É autora do livro ‘A morte é um dia que vale a pena viver’, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos, e docente na The School of Life, onde ministra as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”.

 

Ao final das exposições houve debate, com roda de perguntas e discussão entre os professores e a plateia. 

 

PALESTRA – Prof. Dr. Cesar Eduardo Fernandes

Em comemoração ao dia internacional da mulher e como parte da aula inaugural da Turma 2017 da PGTOCO, no dia 10 de março de 2017, a Pós-Graduação em Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná teve a honra de promover uma palestra a respeito da temática “Saúde da Mulher”, com o Prof. Dr. Cesar Eduardo Fernandes, Presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Professor Titular de Ginecologia da Faculdade do ABC- SP.

Entre professores, profissionais da área da saúde, alunos da pós-graduação e alunos da graduação, o evento contou com a presença do Coordenador de Cursos de Mestrado e Doutorado (Stricto sensu) da UFPR, Prof. Dr. André Luiz Felix Rodacki; da Superintendente do Hospital de Clínicas da UFPR, Profa. Dra. Claudete Reggiani; e do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da UFPR, Prof. Dr. Newton Sergio de Carvalho.

dsc_8505site

Neste mesmo dia, foram instalados os trabalhos de arguição da mestranda Elisa Chicareli Pinhat para a Defesa Pública de sua dissertação intitulada “ESTUDO COMPARATIVO CEGADO SEMI-RANDOMIZADO DE CREMES ESTROGÊNICOS EM PACIENTES DE PROLAPSO GENITAL”.